top of page

SOBRE

​Nossa História:
De Biblioteca a Centro Cultural

DSCN3351.JPG

Por iniciativa do prefeito Prestes Maia e do secretário da Educação Carlos Rizzini, que delegou à Comissão de Construção Escolar da Secretaria da Educação a tarefa de executar o projeto da biblioteca de autoria do Arquiteto Luis Augusto Bertacchi, em setembro de 1963 começaram as obras da biblioteca que, num ritmo acelerado, foram finalizadas em dezoito meses. 

A Biblioteca de Santo Amaro recebeu o nome de “Biblioteca Presidente Kennedy”, em homenagem ao presidente americano John Fitzgerald Kennedy assassinado em 1963. A biblioteca foi inaugurada no dia 4 de abril de 1965. Veio ao evento de inauguração o seu irmão Robert Francis Kennedy (Bobby), e estando o Prefeito hospitalizado, fez-se representar por sua esposa, senhora Maria de Lourdes Prestes Maia, formalizando desta forma seu último ato como prefeito de São Paulo.

O prédio de sete andares, com 7 mil metros quadrados de área construída, tem porte semelhante ao da Biblioteca Mário de Andrade. A concepção da biblioteca como centro de cultura obedeceu a padrões internacionais, dispondo de saguão e auditório e de grandes espaços para as mais diversas manifestações culturais. Numa portaria de 1965, o prefeito Prestes Maia decidiu que as dependências e espaços seriam ocupados especificamente para iniciativas de caráter cultural, sem cunho político, delegando à chefia da biblioteca autonomia na distribuição dos espaços e atividades.

 

Nesses anos todos, o quarto andar tem servido para abrigar a Coleção Prestes Maia, constituídas por um rico acervo de 12 mil livros em diversas línguas e de assuntos variados, entre eles, arquitetura, urbanismo, estética, história e literatura, além de revistas especializadas, folhetos, relatórios, plantas, medalhas, obras de arte e objetos pessoais. Essa coleção foi agregada definitivamente ao acervo da biblioteca em março de 2003. Em 2007, a biblioteca recebeu em doação da Companhia Paulista de Obras e Serviços do Estado de São Paulo, os móveis que pertenceram ao gabinete do prefeito Prestes Maia.

 

A Biblioteca Presidente Kennedy teve seu nome alterado para Prefeito Prestes Maia em outubro de 2005 pelo decreto 46.434 de criação do Sistema Municipal de Bibliotecas.

 

Dando sequência ao projeto de bibliotecas temáticas, em 27 de dezembro de 2012 a biblioteca Prefeito Prestes Maia torna-se Biblioteca Temática em Arquitetura, sendo a décima unidade de temática, oferecendo uma coleção especializada em arquitetura e urbanismo, além de seu acervo regular de livros de literatura e informação, revistas, atlas e multimídia.

Em Janeiro de 2017, o espaço se torna Centro Cultural Santo Amaro e reúne o Teatro Leopoldo Fróes, Biblioteca Prestes Maia, Telecentro e oferece exposições, oficinas e programação cultural diversa.

bottom of page